- O troféu tem uma história lendária e é o troféu mais desejado por todos os futebolistas do mundo.
- A Copa estará na América do Sul de 21 de outubro a 01 de novembro, para que os torcedores das seleções classificadas possam conhecê-la de perto.
Cada vez falta menos para começar a desfrutar das 32 seleções que estarão no Qatar. Para continuar a sentir a prévia mundialista, é hora de rever a história do troféu que será erguido pelo campeão do mundo no Qatar 2022. Já lembramos a história da Copa Jules Rimet, o primeiro troféu dos Mundiais. Agora, é a vez do troféu atual, a Copa do Mundo da FIFA.
Quando foi criada a Copa do Mundo da FIFA?
Na edição do México de 1970, o Brasil foi coroado campeão pela terceira vez. O regulamento estabelecia que a seleção que ganhasse a Copa do Mundo três vezes manteria a taça Jules Rimet em suas vitrines. E foi assim que o troféu viajou para o Brasil e a FIFA teve que fazer uma nova estatueta.
O troféu atual foi projetado por Silvio Gazzaniga, escultor que trabalhava para a empresa Bertoni, e foi feito em 1973 em Milão, Itália. Foi fabricado com ouro, tem uma base de malaquite e representa duas figuras humanas que seguram a Terra.
O escultor italiano, que também trabalhou em outros troféus importantes, como o da Copa UEFA, morreu aos 95 anos de idade em 2016.
Quanto pesa a Copa do Mundo da FIFA?
Esta pergunta é frequentemente uma piada entre os torcedores de futebol, já que somente aqueles que ergueram a Copa do Mundo puderam comprovar o peso. Entretanto, embora sejam poucas as pessoas no mundo que puderam erguer o troféu, sabe-se que tem um peso total de 6.175 gramas, das quais 4.927 gramas são de ouro puro, e mede 36,8 centímetros.
Uma coisa importante a ser lembrada é que quando uma seleção ganha o torneio, os jogadores levantam a autêntica Copa do Mundo da FIFA durante a comemoração. Depois eles levam uma réplica, também feita de ouro. Além disso, o troféu só pode ser erguido pelas equipes que ganham a Copa do Mundo e pelos chefes de Estado.
Quem levantou o atual troféu da Copa do Mundo da FIFA?
Desde a Alemanha 1974, o troféu tem sido sempre o mesmo. O primeiro campeão a erguê-la foi justamente a seleção local, a Alemanha, que também é o país que mais vezes ganhou, considerando que também foi campeão do mundo na Itália 1990 e no Brasil 2014.
O Brasil já obteve o atual troféu em duas ocasiões: Estados Unidos 1994 e Coreia-Japão 2002, a primeira edição em solo asiático (Qatar 2022 será a segunda em dito continente). Na primeira Copa do Mundo do século XXI, a Seleção Canarinho conquistou o título tendo vencido absolutamente todos os seus jogos.
A Argentina é a outra seleção sul-americana que conquistou a Copa do Mundo depois de 1974. De fato, ela também a ganhou duas vezes: Argentina 1978 e México 1986.
A Copa Jules Rimet, a primeira em Mundiais, foi erguida por cinco seleções, enquanto o atual troféu da Copa do Mundo da FIFA foi conquistado por seis. Às três seleções acima mencionadas somam-se Itália (2006), Espanha (2010), França (1998 e 2018).
Estes são os capitães das seleções campeãs do mundo que são o foco de atenção de uma foto histórica a cada quatro anos:
- 1974: Franz Beckenbauer (Alemanha).
- 1978: Daniel Pasarella (Argentina).
- 1982. Dino Zoff (Itália).
- 1986: Diego Maradona (Argentina).
- 1990: Lottar Matthaüs (Alemanha).
- 1994: Dunga (Brasil).
- 1998: Didier Deschamps (França).
- 2002: Cafú (Brasil).
- 2006: Fabio Cannavaro (Itália).
- 2010: Iker Casillas (Espanha).
- 2014: Philipp Lahm (Alemanha).
- 2018: Hugo Lloris (França).
Um dado curioso que nos faz pensar no futuro da Copa do Mundo da FIFA…
Segundo a FIFA, só há lugar para dois novos campeões a serem inscritos na base do troféu. Para o 100º aniversário da Copa do Mundo da FIFA em 2030, seria necessária uma nova taça ou uma expansão da base da atual.