- O Flamengo do Rio de Janeiro foi coroado como o melhor da América do Sul pela terceira vez depois de vencer o Athletico Paranaense neste sábado (29).
- O Monumental de Guayaquil testemunhou uma final emocionante que terminou com a consagração do ‘Mengão’.
O time carioca ganhou sua terceira CONMEBOL Libertadores neste sábado 29 de outubro com uma vitória de 1 a 0 sobre o Athletico Paranaense na final brasileira em Guayaquil.
O atacante Gabriel Barbosa foi mais uma vez o herói da seleção rubro-negra, com um gol aos 45+4 minutos, três anos após entregar o título para a fiel torcida do Rio de Janeiro em 2019.
Gabigol aproveitou um descuido da defesa paranaense que vinha dificultando a vida dos favoritos cariocas até a expulsão do zagueiro Pedro Henrique.
Com muita garra e como equipe de experiência, o Flamengo voltou a gritar «Campeão» desta vez contra o Furacão, que não conseguiu se recuperar do gol sofrido e mais uma vez perdeu em uma final continental.
O clube brasileiro se juntou ao seleto grupo de clubes tricampeões da Glória Eterna: Grêmio, Olímpia, Nacional, Santos, São Paulo, Palmeiras e, agora, Flamengo.
Com a vitória, o Flamengo carimbou o passaporte ao Mundial de Clubes de 2023, ainda sem data nem sede. Outrossim, garantiu automaticamente sua presença na próxima edição da CONMEBOL Libertadores e enfrentará o Independiente del Valle do Equador, atual campeão da CONMEBOL Sudamericana, na Recopa da CONMEBOL do ano que vem.
– Números do jogo –
- Flamengo é o oitavo campeão invicto na história da CONMEBOL Libertadores. Entre os oito, apenas o Flamengo e o Corinthians (2012) jogaram mais de oito partidas na temporada de sua conquista invicta.
- Flamengo conquistou seu terceiro título da CONMEBOL Libertadores. É o máximo conquistado por um time brasileiro na história do torneio, ao lado do Palmeiras, Grêmio, Santos e São Paulo.
- Flamengo é o terceiro time a conquistar o título da CONMEBOL Libertadores na temporada após um vice-campeonato, ao lado do Peñarol em 1966 e do Olímpia em 1990.
- É a primeira vez que uma equipe vence todas as partidas entre as oitavas e a final em uma edição da CONMEBOL Libertadores. Flamengo marcou 18 gols e sofreu apenas dois na fase de mata-mata do torneio atual.
- Flamengo venceu seus nove últimos jogos da CONMEBOL Libertadores, igualando o Palmeiras, na maior série de vitórias da história do torneio. A diferença entre estas duas rachas é que o Rubro-Negro venceu todas elas na mesma edição.
- Flamengo anotou 33 gols na atual temporada da CONMEBOL Libertadores. É o oitavo melhor ataque de um time em uma temporada no torneio, junto com outros cinco clubes, incluindo o próprio Flamengo na última temporada.
- Flamengo teve 73% de posse contra o Athletico Paranaense. É a segunda maior posse de bola de uma equipe em uma final nas últimas 10 temporadas da CONMEBOL Libertadores, atrás apenas do Atlético Mineiro no jogo de volta contra o Olímpia em 2013 (76%).
- Gabigol é apenas o terceiro jogador a fazer gols em finais de três temporadas diferentes na história da Libertadores, ao lado de Alberto Spencer (4) e Pedro Rocha (3). O atacante do Flamengo igualou Luizão como o maior artilheiro brasileiro na história do torneio (29 gols).
CONMEBOL.com / OPTA / AFP