O Brasil carimbou seu passaporte para a Copa do Mundo Catar 2022 com uma vitória de 1 a 0 sobre a Colômbia em São Paulo nesta quinta-feira, e é a primeira seleção sul-americana a se classificar.
Único pentacampeão e única seleção a ter participado de todas as 21 edições da Copa do Mundo, a ‘Seleção de Tite’ garantiu seu lugar faltando cinco jogos para terminar as Eliminatórias Sul-Americanas, com um gol de Lucas Paquetá aos 72 minutos do segundo tempo.
Com a classificação antecipada do ‘scratch’, líder invicto das eliminatórias com 34 pontos, nove equipes sul-americanas lutarão pelos três lugares diretos restantes reservados para a CONMEBOL.
Foi somente no segundo tempo que o Brasil conseguiu fazer valer sua superioridade contra a equipe tricolor, que vinha mostrando ordem e categoria até a chegada do gol dos donos da casa.
Com este resultado, a Colômbia caiu para a quinta posição (16 pontos), que seria de repescagem contra uma seleção de outra confederação.
Os ‘cafeteros’ podem cair para o sexto lugar se o Uruguai (16 pontos) vencer a Argentina (segunda colocada, 25) nesta sexta em Montevidéu.
– Números do jogo –
- Brasil é a primeira seleção sul-americana a se classificar para o Mundial do Catar em 2022. É a primeira vez, com o atual formato de Eliminatórias, que classifica para a Copa do Mundo quando ainda restam seis partidas a serem disputadas.
- Brasil ganhou seus últimos 11 jogos como local nas Eliminatórias e sem receber gols nos últimos 10. São as maiores rachas de vitórias consecutivas e partidas sem sofrer gols como local de qualquer seleção na história do torneio.
- Colômbia perdeu após oito jogos invicta nas Eliminatórias (2V 6E): Não caía desde a derrota ante o Equador em novembro de 2020.
- Juan Cuadrado recebeu seis faltas frente ao Brasil, mais que qualquer outro jogador na partida. O colombiano também é quem recebeu mais faltas nas Eliminatórias (52).
- A metade dos gols anotados por Lucas Paquetá com a seleção canarinho (3/6) foram oriundas da assistência de Neymar.
- Neymar realizou sua oitava assistência nas Eliminatórias para o Mundial do Catar em 2022, três a mais que qualquer outro jogador no torneio. Além disso, o brasileiro lidera em participação direta em gols (15, 7 gols + 8 assistências).
AFP / OPTA