Página inicio CONMEBOL

NOTICIAS DESTACADAS

MEDIA HUB
Buscar
Cerrar este cuadro de búsqueda.

Rei Pelé, bicampeão da CONMEBOL Libertadores

  • Neste 23 de outubro, no ‘Mês do 10’, Edson Arantes do Nascimento faz 82 anos e a CONMEBOL relembra seus feitos épicos que atingiram ‘A Glória Eterna’ em 1962 e 1963.
  • Pelé conquistou o troféu duas vezes com a camisa do Santos FC.

América do Sul é o melhor canteiro de novos talentos do futebol, terra de jogadores mágicos e extraordinários como o Rei Pelé. Também é o berço da competição mais emocionante a nível de clubes do mundo, a CONMEBOL Libertadores, disputada desde 1960.

– Início da Carreira –

Aquele garoto que trabalhou como engraxate começou a polir seu primeiro troféu em 1962, tirando do trono o Peñarol, campeão das 2 edições anteriores.

Nos primeiros anos, a competição recebeu o nome de Copa dos Campeões da América. Em 1962, Pelé comandou a famosa dupla santista ao lado de Coutinho e, juntos marcaram 10 gols naquela época.

Pelé

Pelé sofreu uma lesão em 1962 jogando contra a Checoslováquia. Este incidente o fez perder a final dos duelos de ida e volta contra o Peñarol, mas conseguiu atuar no terceiro jogo de desempate.

Seu retorno veio no jogo mais decisivo da história do Santos FC, a terceira final contra a equipe uruguaia. Nesse embate, Pelé marcou dois gols na partida no Estádio Monumental de Núñez, Argentina. O Peixe derrotou o Aurinegro por 3 a 0 vencendo pela primeira vez e se apoderando do cetro mais almejado da América do Sul.

– A Glória Eterna se repete –

Pelé queria provar para a América do Sul que o Santos FC seria o segundo bicampeão da América em 1963, mas não seria fácil, já que o Boca Juniors da Argentina foi a revelação do torneio após derrotar o uruguaio Peñarol nas semifinais por 3-1 na prorrogação.

Por outro lado, no Brasil, os holofotes estavam nas semifinais: Santos, na condição de atual campeão (1962) jogou com o Botafogo de Garrincha. O ‘Rei Pelé’ e o ‘Anjo das Pernas Tortas’: dois campeões mundiais lutando por uma vaga na final.

Na Vila Belmiro deu empate, 1-1. Pelé marcou para o Peixe e Jairzinho para os ‘cariocas’. No jogo da volta no Maracanã o triunfo foi do Santos por 4 a 0, com 3 gols de Pelé.

O jogo de ida da grande final foi contra o Boca Juniors no Maracanã. Foi 3 a 2 para o Santos que abriu caminho para a segunda conquista com dois gols de Coutinho e um de Antônio Lima. José Sanfilippo marcou duas vezes para o ‘Xeneize’.

A partida da volta foi em Buenos Aires onde José Sanfilippo abriu o placar para os argentinos aos 47′. Mas, aos 49 e 82 minutos, Coutinho e Pelé, respectivamente, liquidaram o assunto para o Santos FC conquistar sua segunda estrela.

CONMEBOL.com/OPTA.

ÚLTIMAS NOTICIAS